terça-feira, 15 de maio de 2018

Tofu à Braga ou à Narcisa


Receitas Regionais Portuguesas
Receitas tradicionais portuguesas, originais ou numa versão vegana



Ingredientes:
1 bloco de 250 gr. de tofu firme
6 dentes de alho
2 folhas de louro
4 batatas médias
2 cebolas médias
4 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
vinho do porto q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
pimentão doce q.b.

Modo de preparar:
Comece por drenar bem o tofu, 15-20 minutos antes. Faça assim: escorra a água, envolva o bloco de tofu em 2 ou 3 folhas de papel de cozinha, embrulhe tudo num pano de cozinha e coloque 2 ou 3 pratos por cima.

De seguida, corte o bloco de tofu em fatias e faça uma marinada com: sal, pimenta, 1 dente de alho picado, 1 folha de louro, pimentão doce, 1 fio de azeite e vinho do Porto a gosto. Deixe o tofu neste tempero no mínimo 1 hora (o ideal é deixar a marinar por mais de 3 horas, se tiver tempo!). Desta forma assegura que fica bem temperado.

Coloque numa frigideira 2 dentes de alho esmagados (com a casca), 1 folha de louro e azeite suficiente para fritar o tofu. Frite-o e reserve sobre folhas de papel absorvente.

Entretanto descasque as batatas, corte às rodelas e frite também. Quando terminar coloque igualmente sobre papel absorvente e reserve.

Agora prepare a cebolada. Parta as cebolas às rodelas e leve ao lume numa frigideira (de preferência a mesma onde fritou o tofu) com 1 fio de azeite. Deixe a cebola murchar um pouco e acrescente 3 dentes de alho laminados. Mexa e deixe cozinhar. Adicione o molho de tomate e o vinagre. Tempere com sal e pimenta. Envolva tudo muito bem e deixe apurar.

Sirva o tofu com as batatas e cubra com a cebolada.

Acompanhe com uma salada e devore!


Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!

Fonte: GoVidaUp

Sem comentários: