segunda-feira, 29 de maio de 2017

Fumo líquido ou produtos fumados. Sim ou não?


Sugestão para substituir o fumo líquido ou o sabor fumado:

-3 colheres (sopa) de óleo de sementes de sésamo/gergelim tostado
-1 colher (sopa) de molho shoyu
-3 colheres (sopa) de azeite
-1 colher (sopa) de vinagre 1 pitada de sal
-1 pitada de pimenta calabresa em pó ou páprica picante (opcional)

Deixe o alimento marinar nesta mistura de um dia para o outro no frigorifico e utilize normalmente na sua receita.


O Fumo Líquido é produzido pela condensação de fumo e vapores obtidos pela queima da madeira. Proporciona sabor, aroma e cor de defumado ao alimento e é utilizado em produtos e pratos vegetarianos.

Entretanto, conforme alerta a filósofa Sônia T. Felipe, o fumo líquido não pode ser considerada um produto vegano, já que foi testada em animais. O nome do teste é LD50, e após a tortura da experimentação, todos os animais que sobrevivem são mortos.
Além disto, o produto é altamente cancerígeno, segundo T. Collin Campbell em seu livro Whole: rethinking the Science of Nutrition.

Existem alguns alimentos defumados de origem vegetal/mineral: pimenta chipotle, páprica defumada, sal defumado, chá preto defumado, tofu defumado e amêndoas defumadas, alimentos que, em princípio, passam por processo de defumação natural, com madeiras nobres ou carvão.
Apesar de não haver muita informação disponível sobre os malefícios à saúde destes alimentos em específico, é importante esclarecer que na fumaça de carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático (presentes também no fumo do cigarro) , que impregnam o alimento durante a defumação. Portanto, mesmo que o produto seja naturalmente defumado, ele ainda será 'potencialmente cancerígeno'.

Sem comentários: